Enquanto você cozinha

enquanto você cozinha

enquanto você cozinha

Uma lentilha pelos seus pensamentos na hora mágica em que os aromas de cebola e alho escapam da panela. Para quem quiser ir direto para o texto da revista, o link é este.

Exaltação espantosa, desassossego, calma. Quando estou sozinha na casa e não consigo escrever eu faço uma comida ou uma faxina. Às vezes volto ao trabalho e até acredito que sou uma pessoa melhor. Em outras só me distancio de tudo e deixo para depois. É bom, também. De qualquer maneira, as coisas feitas assim costumam sair melhores do que no processo de fazer por obrigação.

O sabor da comida depende da reação dos ingredientes subjetivos. Se sobra rancor e raiva, se a saudade faz lágrima. Essas coisas. Na limpeza, a satisfação está em esticar músculos. na impressão de que interferi na dinâmica das coisas. Uso a raiva para esfregar os cantinhos esquecidos. No mínimo, depois de tudo, a pedra da pia limpa e tranquila é o melhor lugar do mundo para coar um cafezinho.

Quando era miúda, eu levantava cedo no fim de semana para cozinhar molho de tomate com muita cebola ou fazer bolinho de chuva. Todo mundo ainda dormia. Não há excentricidade no bolinho, convenhamos. “Use canela, se quer ouvir um sim.” O molho era meio fora de contexto. Nos dois casos, porém, eu achava lindos os barulhos da fervura, que espocava em bolhas finas, e do fritar por imersão. Mais nada.

Antes de dormir, os outros todos desligados, eu me trancava no banheiro e lavava cada centímetro da pia e dos metais. Até espelhar. Ia para a cama mais cansada. Dormia pesado com a alma leve, mas no fundo queria ser a primeira a escovar os dentes no dia seguinte. A limpeza me põe exausta e faz circular um perfume imaginário de capim-cidreira pelos cômodos da cabeça. Eles abrem caminho para onde eu nem sei.

Transformar na panela, porém, deixa essa ilusão de controle (não passa disso) ainda mais gostosa. Tentei escrever sobre isso, esse pensar entre panelas, na Vida Simples que está nas bancas e também aqui, no desperdício dos dias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s