Três filmes para ver com a chuva

dieta mediterrânea

o triângulo de sofia: olivia molina, alfonso bassave e paco león

Para muita gente – me incluo no grupo -, reside nas chuvas de verão uma das alegrias da vida e um esperado intervalo para fazer coisas que realmente gosta, em condições mais amenas de tempo e temperatura. Pensamentos alagados.

Precedidas por aquele espetáculo apocalíptico, a formação da tempestade, essas chuvas são boas. Sei, caro leitor, que também podem ser  más e causar danos indiscutíveis – mas infraestrutura foge ao meu alcance e, por outro lado, se estiver tudo bem, as chuvas são afinal um convite para se largar no sofá com algum filme preferido.

Para ver embalado por chuva (ou não), separei três fitas em que a comida é o catalisador da história. Duas delas estão disponíveis em DVD. A outra tem de ver no cinema.

Inédito, Dieta Mediterrânea “é daqueles filmes que se assiste com prazer e água na boca”, disse, no facebook, o colega Miguel Barbieri Jr. Miguel é crítico de cinema da revista Veja S. Paulo e Dieta Mediterrânea estreia no Brasil no dia 14 de janeiro. Verei.

dieta mediterrânea

'a melhor chef do mundo' e os homens que a ajudaram a virar lenda

Os atores são pouco conhecidos por aqui e o imdb entrega uma sinopse enxuta (“é a história de Sofia, a melhor chef do mundo, e os dois homens que a ajudaram a virar uma lenda”). O filme é dirigido pelo catalão Joaquín Oristrell, roteirista do drama Entre as Pernas, de 1999, no qual o separado Javier Bardem e a casada Victoria April se tornam amantes, aproximados por um grupo de terapia para viciados em sexo.

***

Você até pode não gostar de Soul Kitchen, mas há uma boa chance de se chacoalhar um pouco na poltrona por causa da trilha sonora, com pegada pop e soul, como o nome sugere.

soul kitchen

zinos preocupado em trocar fritas congeladas por comida de verdade, para salvar o restaurante

O filme de Fatih Akin (2009), que ganhou prêmio especial do júri no Festival de Veneza, ocupou as salas de cinema no ano passado e tem origem greco-germânica. Ambientado em Hamburgo, conta a história do grego Zinos, que, na tentativa de salvar seu galpão-quase-restaurante, contrata um chef de verdade (e furioso) para comandar a cozinha. Mais: o irmão encrenqueiro, em liberdade condicional, vai trabalhar com ele, a namorada decide morar na China e um amigo de araque tenta sabotar o negócio para ficar com o terreno. No meio disso tudo ele dá uma bela travada nas costas.

***

o cartaz francês de 'o jantar', com fanny ardant

o cartaz francês de 'o jantar', com fanny ardant

É um dos meus preferidos de sempre. Em O Jantar (Ettore Scola, 1998), Fanny Ardant (Flora) é a charmosa e querida dona de um típico restaurante italiano. A trama tem início com a casa sendo preparada para o próximo jantar e termina de um jeito meio mágico, como se quisesse ser fábula, quando a função da noite acaba.

A fita dura mais ou menos duas horas e percorre, mesa a mesa, dramas e alegrias dos clientes, as aflições da própria Flora e o calor da cozinha. Tem o professor casado (Giancarlo Gianninni) e a amante, uma aluna décadas mais nova e absolutamente deslumbrada com sua figura – a questão é se essa relação resiste ao filé à milanesa.

Em outra mesa, a voluptosa Isabella (Stefania Sandrelli) está desesperada para conquistar a filha adolescente, mas borra o rímel quando a garota informa que está decidida a ir para um convento. O casal de turistas japoneses não para de tirar fotos, enquanto seu filho tem um olho no macarrão e outro no joguinho eletrônico – que terá um papel importante no desfecho do filme.

Vittorio Gassman, que morreu em 2000, interpreta o Maestro Pezzullo. Com mesa cativa, janta sozinho e gosta de observar os vizinhos. Suas interferências ajudam a medir a temperatura humoral. E, francamente, ter Vittorio Gassman no elenco já basta para tornar um filme atraente. Se o juntar à linda Fanny Ardant, à mão de Ettore Scola e à culinária italiana que amarra toda a trama, pronto. É imperdível.

***

Trailers

4 pensamentos sobre “Três filmes para ver com a chuva

  1. ……..Engraçado,…Viviane..!?
    …….
    …….Eu não consigo assistir mais que 10 minutos dos filmes da “tal “,..Fanny Ardan…!
    …….
    …….Não sei,… se por que os filmes em geral são franceses e é aquele,….”pé no …. ”
    ……( desculpe o termo),
    ……é..o tempo inteiro eles fumando com aquela “LUZ” no canto
    ……e aquele,…” diiiiiii,……..juuuuuuu,……vuuuuuuu,…..nuuuuuu,………..”
    ……
    ……e até acontecer alguma coisuuuuuu,…….. você já pediu u,….. “armisticiuuuuu”.
    …….
    ……E estes filmes de “culinária” ,…acho que trazem um pouco disso também,
    ……são meio chatos…!!
    ……
    ……Eu vi o,..”Festa de Babete”,….( que é um pórre)…..
    …….
    ……depois vi o,
    ….. “Como água para chocolate..” ( qui éres uetro puerre)
    ……
    …..depois vi,…..” Tempero da vida “….( pórre em GREGO , já no sei ablar…)
    …..
    ……enfim,…eles tem que inventar um drãma,…para poder mostrar a mulé cozinhando bem.
    ……
    ……Acaba ficando muito FALSO.
    ……
    ……O “festa de Babete” é o menos falso,…mas é muito chato.
    ……
    ……..Se eles conseguissem,…fazer um filme sobre, …mulher que cozinhasse bem,
    ………mas tivesse um PIQUE,…..como,…………..por exemplo,…….
    ………sei lá,….
    ……..
    ……” TELMA e LOUISE “.
    ……
    ……Meu,….seria,….um shuchésshu……!!!
    ……
    ……

    Curtir

  2. Adorei as dicas! E o texto!
    Eu adoro Soul Kitchen… Quando o filme acabou, fiquei querendo que continuasse porque dá vontade de ser amiga dos personagens e comer naquele restaurante e se atrapalhar com a vida junto com eles…

    Curtir

  3. Dieta Mediterrânea é uma bomba gastronômica! O filme é muito, muito ruim. Histérico, apelativo e não funciona nem como comédia nem como filme sensual. Uma perda de tempo. Faça um favor a si mesmo, não acredite na dica acima e não assista.

    Curtir

  4. É, achei que Dieta Mediterrânea fosse melhorzinho, o filme é bem fraquinho, apesar de ter alguns pontos engraçados… em compensação, Soul Kitchen é simplesmente sensacional! Baixei também a trilha, e ela é in-crí-vel!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s